• No Products in the Cart

As cores são parte importante da nossa vida. Desde pequenos já demonstramos predileção por umas mais que outras e muitas vezes nos pegamos presos em uma vida monocromática, usando somente azul ou preto ou rosa. Quem nunca? O que sabemos mas pouco nos atentamos é que as cores expressam sentimentos, sensações em muitas vezes falam por si: tem gente que fica verde de inveja, vermelho de raiva ou branco de susto. No inglês temos a expressão “blue” que significa triste. Mas alguém já pensou: por quê vermelho de raiva? Há quem acredite que é a cor da aura em momentos de fúria mas o fato é que a associação das cores no inconsciente com algumas emoções foi provada por um pesquisador americano numa universidade da Califórnia nos Estados Unidos. Algumas cores esquentam o ambiente enquanto outras esfriam. Algumas acalmam, outras excitam. O significado das cores pode mudar também de cultura para cultura. No Brasil uma viúva veste negro. Na Índia uma viúva veste branco e a noiva tons de vermelho.

As cores nos afetam mental e fisicamente. Consciente e inconscientemente. Isso significa que a escolha certa de cores pode fazer uma grande diferença no seu evento. Não é somente a parte estética que deve ser levada em conta. O Rosa, por exemplo, é muito usado para decoração de festa de meninas com menos de 15 anos, por ser uma cor que é altamente relacionada com a feminilidade extrema, inocente, infantil. Mas vamos combinar que não tem nada mais bonito que um casamento em tons de rosa. O segredo para uma boa escolha é: COR + FLOR + HUMOR = MUITO AMOR. As flores estão nessa equação porque são sazonais e escolher as suas de acordo com a época do ano pode te poupar uma boa graninha. E o humor? Podemos pensar assim: se o local e a época do evento for muito frio, podemos trabalhar as cores quentes para que as pessoas sintam menos frio e economizar nos aquecedores. Ou então você não está com orçamento para pagar muitos horas de extra: é só trabalhar cores claras, sem destaque, como um azul bebê. A iluminação também pode ajudar a dar o tom.

Ao escolhermos a cor da festa, ditamos em primeiro lugar a nossa personalidade mas também nos guia a criar um parâmetro para tudo mais que vem a seguir. Pode até ajudar a escolher um estilo: o tradicional vai te levar a tons clássicos como branco, bege, verde, azul, tons de dourado. O Boho terá tons amarronzados com tons pasteis, o provençal puxado para os tons lilás. “Mas eu nem sei por onde começar, as ideias são muitas!!” Uma boa dica é colecionar imagens de tudo que você pensa em ter ou gosta e organizá-las em um mural. Não vale no Pinterest. É importante que você consiga ter uma visão geral do que combina com o que e poder movê-las para que as coisas que combinam fiquem próximas. Com certeza depois disso, você terá mais claramente o caminho a ser seguido.

Após escolher o tema (ou não, porque ninguém é obrigada, rs) agora é hora de fechar as cores. Entender como as cores funcionam juntas pode nos ajudar a escolher a paleta perfeita. Aqui temos alguns conceitos bem básicos para ter em mente:

Tons Monocromáticos; é o famoso tom sobre tom. A sua paleta será composta de tons de verde, ou azul, ou laranja. Sem contraste, usando a mesma cor mais clara e escura. É como se escolhêssemos uma cor e adicionasse branco para deixá-la mais clara e preto para deixá-la mais escura. Ex: Rosa Bebê, Rosa Pink, Magenta.

Tons Complementares: São cores opostas nas Roda das Cores. São cores que juntas trazem intensidade e vibração se forem cores de alta intensidade. Bom senso são necessários para se aventurar nessa paleta.

Tons Análogos: São as cores adjacentes na Roda das Cores. Elas passam uma ótima sensação de harmonia. Pense no amarelo, laranja claro e escuro ou no rosa, violeta e roxo.

Essas são as combinações básicas para se construir uma paleta.

Existem algumas ferramentas na internet que podem te ajudar a criar a sua.

Nós usamos: https://color.adobe.com.

Existem muitas paletas prontas no Pinterest ou em sites como:

http://www.theperfectpalette.com/

https://www.weddingpaperdivas.com/wedding-colors/

https://www.theknot.com/content/wedding-color-palettes-we-love

http://go.weddingwire.com/color-palette-generator

http://www.fabmood.com/colour-palette/ .

Alguns desses já vem até com imagens para facilitar. Não deixe de dar seu toque pessoal à escolha.

Paleta escolhida, devemos separar uma das cores para ser a principal. Com isso em mente, agora é só discutir com a cerimonialista. Ela com certeza te dará as melhores dicas. Também discuta com a decoradora, florista e designer de identidade. A paleta de cores deve ser incorporada em vários aspectos e detalhes do seu casamento. Mas também não pode exagerar. Materiais de outras cores, texturas são super bem vindos para suavizar e equilibrar o esquema de cores. É importante ter um mente que as cores devem ser um cenário agradável e harmonioso, que fique convidativo e seja inesquecível.

Afinal o objetivo é esse: criar memórias, ter fotos belíssimas, dançar até o chão. Não podemos esquecer que a meta é ser feliz e se divertir: antes, durante e depois da festa.

Se quiser saber mais sobre cores, usos e significados ou tem alguma sugestão, vamos adorar receber seu email: [email protected]

Fontes:

ZOLAR. A Magia das Cores. Tradução: Waldemar Falcão. Rio de Janeiro: Nova Era, 2004.

OBERDORFER, Leila – http://brillianteventdesign.com/weddingtips/ acessado em Julho de 2016.

RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT